Jackson Alexsandro Peres


HISTÓRIA E ARTE: A GUERNICA E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

           
Introdução
A disciplina de História muitas vezes opera dentro da escola isoladamente das outras unidades curriculares. O trabalho interdisciplinar, bastante estudado, debatido e pouco praticado, dada as suas peculiaridades de execução, pode ser ainda uma maneira interessante de se ter uma experiência educacional prazerosa e significativa, tanto para estudantes como professores. Com esse intuito, antes de iniciarmos o assunto Segunda Guerra Mundial pensamos em uma atividade diferenciada, que fizesse os estudantes refletirem e se manifestarem sobre esse tema, por meio da arte. Dessa vontade surgiu a ideia de se trabalhar a famosa obra Guernica, de Pablo Picasso, dentro do contexto histórico em que estava inserida e relacioná-la mais diretamente com a Segunda Guerra Mundial.

A ideia foi levada a professora de Artes, Profa. Esp. Sheila Schena, que prontamente se inseriu na proposta. Não se tratava de um projeto interdisciplinar, defendido por Hernandes (1998, p. 61), como uma modalidade de articulação dos conhecimentos escolares e uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem, a partir de um tema problema, preferencialmente levantado pela turma, mas de uma proposta que batizamos de “parceria pedagógica”. Esta parceria, nesse momento, consistia em aproveitar as aulas de Artes e de História, cada uma com suas especificidades, mas que mantinham por meio do diálogo interdisciplinar, um fio condutor com conteúdos em comum: movimentos artísticos do século XX e movimentos bélicos do século XX. Essa parceria pedagógica se deu a partir de um objetivo: dar subsídios aos estudantes do nono ano a fazerem uma releitura da obra Guernica de Pablo Picasso com base nas informações debatidas em sala de aula a respeito da Segunda Guerra Mundial e do movimento Cubista.

Uma questão, decidida entre professores e alunos foi como se daria a produção dessa releitura. A primeira proposta foi fazer trabalhos em equipes. Inicialmente essa idéia foi aceita, até que outra proposta foi colocada: “E se fizermos uma releitura apenas?Em um papel maior?” O desafio aumentaria e talvez o resultado fosse mais inusitado. Feito as propostas a segunda opção foi escolhida por unanimidade. A partir dessa primeira etapa, foram estabelecidos os objetivos específicos do trabalho:


  • ·         Contextualizar a Guerra Civil Espanhola como antecedente da Segunda Guerra Mundial;
  • ·         Discutir as características, ideologias, batalhas e consequências da Segunda Guerra Mundial;
  • ·         Compreender o Cubismo como movimento artístico do início do século XX, tendo como principal expoente Pablo Picasso, autor de Guernica;
  • ·         Perceber as características monocromáticas da obra Guernica;
  • ·         Desenvolver em equipes da releitura da obra Guernica.

A Guerra Civil Espanhola e o bombardeio de Guernica
A Espanha da década de 1930 passava por dificuldades econômicas decorrentes da Crise de 1929 e de disputas políticas internas. Em 1936, a Frente Popular, ligada ao Partido Republicano e a grupos comunistas, socialistas e anarquistas, ganhou as eleições. Por conta das repercussões da Revolução Russa, a vitória da Frente instalou medo nos setores conservadores da sociedade espanhola, que viam a Frente como uma ameaça de revolução socialista. Os conservadores estavam reunidos na Frente Nacionalista, que tinha os generais Franco e Sanjurjo como líderes. Iniciou-se uma guerra entre adeptos da Frente popular e da Frente Nacionalista. Diante das tensões criadas com as mortes em ambos os lados, o golpe de Estado que vinha sendo organizado pelos Nacionalistas foi antecipado e em 17 de julho setores do Exército se declararam rebeldes e Franco, general do exército, assumiu a liderança de tropas espanholas no Marrocos. O golpe fracassou, mas tinha início a Guerra Civil espanhola, que só terminaria em 1939 com a vitória dos Nacionalistas e a instalação da ditadura franquista, que durou até a morte do general em 1975. (CARDOSO, 2017).

Na Europa da década de 1930, a Guerra Civil espanhola não significava apenas disputa de poder entre espanhóis, mas era também uma guerra ideológica. A Alemanha nazista enviou parte de sua Força Aérea (Luftwaffe), a Legião Condor. A Itália de Mussolini mandou cerca 50.000 homens para combater ao lado dos Nacionalistas. Do outro lado, ainda que tenham recebido ajuda da União Soviética, o grande reforço às tropas republicanas veio da formação de grupos de voluntários em diferentes lugares do mundo, juntando-se aos espanhóis e formando as chamadas Brigadas Internacionais. Assim, a Guerra Civil espanhola é compreendida como um prelúdio à Segunda Guerra Mundial, pois as potências nazi-fascistas aproveitaram-se do conflito para testar seu poder bélico. Os mais famosos dos experimentos feitos pelos nazistas é o bombardeio e destruição da cidade de Guernica, na Espanha. (Idem).

“O ataque foi realizado em um dia estratégico: todas as segundas-feiras, os agricultores da região se reuniam (e até hoje se reúnem) na praça principal para vender seus produtos. A vila recebia visitantes dos vilarejos vizinhos, interessados na feira. Nessas ocasiões, circulavam pelas ruas de Guernica 10 mil pessoas. Há controvérsias se o mercado foi realizado naquela data em específico, porque o governo local vinha restringindo as grandes concentrações de pessoas. Mas o fato é que quem escolheu a data conhecia a região e queria alcançar o maior número possível de civis”. (CORDEIRO, 2018).

Picasso e o Cubismo
O Cubismo foi um movimento artístico que teve como seus principais expoentes e pioneiros Pablo Picasso e Georges Braque, por volta da primeira década do século XX. O Cubismo é considerado um dos movimentos mais influentes desse período. Suas obras utilizavam desenhos geométricos para retratar as formas da natureza. Desse modo, a representação do universo visual passou a não ter nenhuma obrigação com suas reais formas. Por outro lado, as obras não são abstratas, pois as imagens representadas ainda permaneciam reconhecíveis. Além disso, as figuras eram representadas de diferentes ângulos na mesma obra. Desse modo, ao olharem para uma cadeira, por exemplo, a representavam na pintura, por diferentes ângulos: de cima, de baixo, de lado ou de cabeça para baixo. Assim, esses artistas tentavam capturar todos esses pontos de vistas num mesmo plano. Essa é a principal característica das pinturas cubistas. (OLEQUES, 2017).

"Pablo Ruiz Picasso (1881-1973) nasceu em Málaga, Espanha, no dia 25 de outubro de 1881. Filho de José Ruiz Blasco um professor de História da Arte apaixonado por pintura, e de Maria Picasso y López, ainda menino, mostrou seu talento para as artes. Seus primeiros desenhos representavam touradas. Com 14 anos já pintava com modelos vivos. Em 1896 muda-se com sua família para Barcelona, onde seu pai alugou um estúdio para o filho. Nesse mesmo ano, sua tela “Primeira Comunhão” é aceita pela Exposição Municipal de Barcelona. O quadro “Dois Patos” é enviado pelo pai para uma exposição em Málaga, recebendo o primeiro prêmio oficial do pintor”. (E-BIOGRAFIAS, 2017) 

Em 1906, Pablo Picasso começou a trabalhar em “Le Demoiselles d’Avignon”, onde as formas geométricas eliminam a profundidade espacial. Uma obra com diversas influências, entre elas, a arte africana, ibérica e elementos de El Greco e Cezanne, era o início de uma nova fase, e mm companhia do pintor Georges Braques, deu início ao “Cubismo”, onde prevalecem os motivos totalmente fragmentados. São dessa época: “Nu” (1910), “O Poeta” (1911), “O Aficionado” (1912) e “Copos e Garrafas” (1913). A partir de 1915, Picasso abandona aos poucos o rigor do Cubismo e entra na etapa figurativa. Vai para Roma e casa-se com a bailarina Olga Khokhlova, muda seu modo de vida e faz opção pelo neoclássico, pinta: ”O Retrato de Olga na Poltrona” (1917), “Pablo Vestido de Arlequim” (1924), entre outras. (E-BIOGRAFIAS, 2017).

Em 1937 durante a Guerra Civil Espanhola, aviões alemães bombardeiam a cidade basca de Guernica. Poucas semanas depois, Picasso começa a pintar o enorme mural em estilo impressionista “Guernica”. Foram dois meses de trabalho, onde ele expressa a violência e a crueldade do bombardeio usando imagens como o touro, o cavalo, o guerreiro caído, a mãe com seu filho morto e uma mulher presa em seu prédio em chamas. A obra foi exibida no pavilhão espanhol, na Exposição Internacional de Paris. A pintura permaneceu no Museu de Arte Moderna de Paris de 1939 a 1981, quando foi levada para a Espanha. Encontra-se exposta no Museu Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madri. (IDEM).


Figura 1: Guernica
Fonte: OLEQUES, Liane Carvalho. Guernica. Disponível em: < http://www.infoescola.com/artes/guernica/> Acesso: 09 mar. 2017.

Guernica é talvez a obra mais emblemática da carreira de Pablo Picasso e da arte do século XX. Medindo 349,3cm x 776,6cm a obra mostra os horrores do bombardeio à cidade basca de Guernica em 26 de Abril de 1937. Durante a Segundo Guerra Mundial a cidade ficou em chamas após sucessivos ataques por aviões da força aérea alemã e Picasso, mesmo morando em Paris nessa época, não se calou diante do ocorrido depositando na tela todo seu pesar. A tela está exposta no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madri, Espanha.

A atividade
Depois de estarem contextualizados sobre a Guerra Civil Espanhola, sobre o bombardeio da cidade de Guernica, sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre Pablo Picasso e o movimento Cubista, os estudantes foram desafiados a pintarem a suas obras: uma releitura de Guernica com referências a Segunda Guerra Mundial. Primeiramente em pequenas equipes de dois e três estudantes fizeram os desenhos em folha de papel A4. A ideia era fazer estudos e depois transpassá-los para a obra. Nessa etapa os alunos trabalharam em sala de aula, nas aulas de História e Artes.

Como a confecção da Guernica exigia um local apropriado para se trabalhar, materiais de artes e, além disso, geraria movimento na escola, optamos em conversar com os professores que teriam aula no dia em que os alunos estivessem realizando o trabalho e pedimos que cedessem suas aulas, para que todo o trabalho fosse feito em apenas um período.


Figura 2: Processo criativo da turma 91
Fonte: Acervo do autor

A união do grupo de professores foi um facilitador do processo. Por conta disso, os alunos naquele dia estavam com cem por cento do tempo dedicados a confecção de suas “Guernicas”. A exigência era de que eles só podiam usar as cores preta, branca e cinza. O local mais adequado para o desenvolvimento do trabalho foi o pátio coberto. Nas mesas do refeitório os alunos puderam se debruçar sobre o trabalho, e também tinham acesso fácil à água, já que o trabalho envolveu tintas e pincéis. As obras foram confeccionadas sobre papel craft (pardo).

Figura 3: Processo criativo da turma 92
Fonte: Acervo do autor

Considerações Finais
Não existe satisfação maior para o professor do que perceber que seu trabalho está fazendo a diferença na vida de seus alunos, e foi este o sentimento dos professores de Artes e de História da Escola de Educação Básica Pedro Ivo Figueiredo de Campos, ao final desse trabalho, nomeado como uma “parceria pedagógica”. O trabalho foi um sucesso, de aprendizado e de satisfação entre alunos e professores.

A turma 91 concentrou-se em explorar os efeitos nefastos da Segunda Guerra Mundial por meio da figura central da obra que é a explosão da bomba atômica. Além disso os alunos optaram em fazer referências à queima de livros de cunho judaico e comunista imposto pelos nazistas e também bombardeios e a radioatividade decorrente do uso das armas atômicas.


Figura 4: Releitura da Guernica turma 91
Fonte: Acervo do autor

Na turma 92 as referências usadas foram a figura de Adolf Hitler, a queima de livros proibidos e os bombardeios. Além disso, os alunos abordaram a destruição das cidades representada pelo prédio destruído, os símbolos da guerra como o arame farpado, suástica e o símbolo de anticomunismo.


Figura 5: Releitura da Guernica turma 92
Fonte: Acervo do autor

Os alunos da turma 92 (vespertino) não tiveram acesso ao trabalho da turma 91 para que não fossem influenciados. Dessa maneira, o resultado foi duas releituras bastante diferentes. As obras ficaram expostas na escola por duas semanas e foram guardadas. Foram expostas novamente no dia da festa da família na escola que ocorreu em dezembro de 2016

Referências
Jackson Alexsandro Peres é doutor em História pela UFSC e Professor da Faculdade Municipal de Palhoça - SC e da Rede Estadual de Ensino de SC.

CARDOSO, Luisa Rita. A Guerra Civil Espanhola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/guerra-civil-espanhola/> Acesso: 22 fev. 2017.

Auler, Octávio. O massacre de Guernica : arte e história. Disponível em: <http://maishistoria.com.br/massacre-guernica-arte-historia/> Acesso: 22 fev. 2017.

HERNANDEZ, Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

OLEQUES, Liane Carvalho. Cubismo. Disponível em: < http://www.infoescola.com/artes/cubismo/> Acesso: 09 mar. 2017.

OLEQUES, Liane Carvalho. Guernica. Disponível em: < http://www.infoescola.com/artes/guernica/> Acesso: 09 mar. 2017.

PICASSO, Pablo. Disponível em: < https://www.ebiografia.com/pablo_picasso/> Acesso: 09 mar. 2017


7 comentários:

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  3. Olá Jackson Alexsandro Peres.
    Parabéns pelo tema abordado em seu trabalho.
    Uma questão oriunda da leitura do seu texto foi se poderíamos criar um percurso sobre cidades ícones da Segunda Guerra Mundial, abordando aquelas que foram bombardeadas. Seria viável realizar um percurso iniciando por Guernica (Espanha), seguindo para Dresden (Alemanha) e concluindo com Hiroshima e Nagasaki (Japão) para fomentar uma discussão sobre as cidades e a guerra, a formação de ícones urbanos, as reconstruções, as releituras. Enfim, fomentar uma reflexão sobre a Segunda Guerra Mundial seguindo este roteiro que está no momento momento inicial, no desenvolvimento do conflito e no seu momento final.
    Atenciosamente, Fabian Filatow.

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    1. Boa noite Fabian. Obrigado pela leitura. Penso que a ideia é muito interessante e viável. Claro que demandaria mais tempo e outros estudos. Vamos nos comunicando. Abraço
      Jackson Alexsandro Peres

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  4. Boa tarde a todos.

    É tão bom, reconfortante e especial ver os alunos aprendendo, animados com o conteúdo e participando. Por isso, meus parabéns a essa iniciativa que tanto soma para o saber.
    Podemos ver que tanto os professores quanto os alunos abraçaram muito bem a ideia, mas e a escola, como recebeu essa proposta?

    Abraços,
    Ana Clara Fernandes da Costa

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    1. Boa noite Ana Clara. A escola super apoiou. Tenho tido apoio sempre em diferentes momentos e projetos. Do contrário seria difícil inovar na prática docente. Obrigado pela leitura.
      Jackson Alexsandro Peres

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  5. Boa noite Ana Clara. A escola super apoiou. Tenho tido apoio sempre em diferentes momentos e projetos. Do contrário seria difícil inovar na prática docente. Obrigado pela leitura.
    Jackson Alexsandro Peres

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